quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Centros para inclusão digital abrem oportunidades para o mercado de trabalho

Os telecentros (TCs), espaços públicos que oferecem acesso à internet para a comunidade, se tornaram uma extensão do mercado de trabalho. Criados para promover a inclusão digital de pessoas que não dispõem das novas tecnologias em casa, os usuários utilizam os computadores para procurar emprego, trabalhar e se preparar para o mercado.

No Mercado Público de Porto Alegre, o TC administrado pelo Sindilojas atende cerca de 400 pessoas por dia. O uso dos computadores é restrito a maiores de 14 anos e sites de relacionamento, como o Orkut, são bloqueados. Segundo o monitor Cauê Mengue, 19, a maior parte das pessoas vai ao local para verificar e-mails e procurar vagas de emprego, preenchendo cadastros e enviando currículos. É o caso de Fernanda da Rosa, 20, que vai ao local uma vez por semana. “Venho para atualizar meu currículo e enviá-lo para empresas que têm vagas abertas”, afirma. Já o investigador particular Luís Cláudio de Souza, 46, vai ao telecentro no mínimo 3 vezes por semana para pesquisar sobre pessoas desaparecidas e sobre a situação legal de veículos. O exportador de produtos perecíveis e não-perecíveis, Hélder Sotomayor, 39 anos, frequenta o lugar todos os dias da semana. “Uso a internet para pesquisar assuntos comerciais. O tempo que passo aqui é de trabalho”, garante o angolano radicado no Brasil há 20 anos.

Mesmo nos TCs que se dedicam mais às crianças, o mercado está presente. O telecentro Lupicínio Rodrigues, administrado pelo Centro Educacional Evangélico Luterano, é aberto à comunidade, mas reserva as tardes de terça e quinta-feira para promover cursos em parceria com a Petrobrás. Esses cursos são destinados a crianças de até 15 anos e têm o objetivo de prepará-las para o mundo do trabalho. Para isso, elas recebem noções de informática, aprendem a fazer pesquisas na internet e a preparar currículos. De acordo com o monitor Bruno Ayala, 21, os principais acessos são ao Orkut e a sites de jogos.

Para mais informações sobre os telecentros do Mercado Público e Lupicínio Rodrigues, ouça os depoimentos dos monitores clicando nos links abaixo:

Cauê Mengue – Mercado Público


Bruno Ayala – Lupicínio Rodrigues


Localize os telecentros:



Exibir mapa ampliado


Exibir mapa ampliado

Veja fotos dos lugares e dos frequentadores.

O telecentro do Mercado Público fica na sala 106, no segundo andar
O angolano Hélder faz pesquisas comerciais no Mercado PúblicoFernanda atualiza e envia currículo em busca de empregoO telecentro Lupicínio Rodrigues tem programas especiais para criançasAs crianças inscritas no projeto com a Petrobrás reúnem-se duas vezes por semana

Sem comentários:

Enviar um comentário